Quer saber como desenhar um gato passo a passo o mais realista possível, em um tutorial de desenho fácil de apenas 11 simples etapas?

Então você veio ao lugar certo. Desenhar animais pode ser uma tarefa extremamente difícil e complicada, mas também é bastante recompensador quando você acerta na técnica.

Quantas vezes seus filhos, netos, sobrinhos, ou qualquer outra criança, lhe pediu para desenhar um gato? Pois é, muitas vezes imagino.

Neste tutorial completo, vamos mostrar-lhe como desenhar um gato passo a passo para que pareça o mais realista e convincente possível, mesmo que esse desenho seja em forma de um esboço.

Aprenda também como desenhar passo a passo com esta coleção de tutoriais de desenho fácil.

Vamos lá então…

Para que a sua imagem pareça o mais realística possível, vamos cobrir quatro técnicas muito importantes na concepção do design, tais como, a observação, esboço rápido, reconhecimento de estrutura e refinamento do desenho, e por esta ordem.

Muitas pessoas tem uma idéia errada, quando desenham animais, pois pensam que, por um animal possuir pêlo, já não precisam de se preocupar com a sua estrutura osséa ou anatomia. Mas umas das etapas principais para desenhar um animal é possuir uma boa compreensão da estrutura por baixo do pêlo.

Então, vamos dar uma olhada nos passos que você precisa seguir para aprender como desenhar um gato fácil.

1. Reunir fotos de referência

Todos os gatos se movem predominantemente da mesma maneira.

A melhor maneira de se familiarizar com a anatomia de um gato é encontrar uma série de fotos de gatos em posições aleatórias. Quanto mais posições você puder encontrar, melhor.  

Isto ajuda-o a formar uma melhor compreensão de como os gatos se movem, se sentam, saltam, e assim por diante. 

Você também pode observar seus próprios animais de estimação ou fazer uma simples pesquisa no Google ou Redes Sociais. 

Isto para o caso de você, não querer andar atrás destes felinos, em busca dos melhores ângulos para fotografá-los.. 

A coisa mais importante a entender aqui, é que não importa o quão grande ou peludo eles são, todos os gatos se movem praticamente da mesma maneira.

2. Comece com esboços rápidos

Você aprende melhor desenhando do que apenas olhando

Tente desenhar rapidamente algumas das poses das suas referências. Não se preocupe na precisão das linhas. 

Mas tente capturar rapidamente a essência dos movimentos. Estes esboços iniciais dar-lhe-ão uma melhor ideia da estrutura do gato, isto, porque aprendemos mais rapidamente desenhando do que apenas observando.

Para beneficiar deste exercício ainda mais, você pode querer exagerar ligeiramente o movimento do gato de forma semelhante aos desenhos animados. 

Isto pode ajudá-lo a compreender melhor os movimentos do animal e a forma como os seus corpos funcionam.

3. Escolha uma pose

Escolha uma pose de suas referências que mostre uma boa anatomia do felino

Quando você tiver feito alguns esboços, chega a hora de escolher uma pose. Neste tutorial foi escolhido uma posição de caminhada e em vista lateral. Isto mostrará a verdadeira anatomia do animal e fará uma demonstração mais clara do processo de desenho.

4. Desenhe o esqueleto

Simplifique a estrutura esquelética do gato

Para descobrir a estrutura do animal, você precisa começar por desenhar um esqueleto de gato adequado. 

Você pode encontrar muitos desenhos de um esqueleto anatomicamente correto online, mas estes incluirão muito mais informações do que você realmente precisa. 

Observe as proporções entre crânio, caixa torácica e pelvis, bem como as distâncias entre elas. 

Verifique quantas articulações as pernas dianteiras e traseiras dos gatos têm, e de que forma, elas se dobram durante a caminhada do animal. 

Veja ainda, o osso do tarso na perna traseira, saliente para trás, isso tem um grande papel na forma como essa parte da perna é moldada.

Agora desenhe uma versão simplificada do esqueleto. Se você trabalhar digitalmente, desenhe seu esqueleto em uma camada separada. 

Se optar por desenhar a lápis, desenhe linhas muito finas, para que não se sobreponham ao desenho final, você pode sempre apagá-las mais tarde.

5. Adicione alguns músculos

Trabalhe para estabelecer as proporções do seu gato

O próximo passo é adicionar alguns músculos ao seu esqueleto. Como dito antes, isto é apenas para criar o volume do animal. 

Você não precisa desenhar todos os músculos, este passo é sobre capturar a forma do gato e estabelecer suas proporções.

Use traços mais grossos, para representar as formas das pernas e preste atenção à forma, como o fluxo das linhas muda em torno das articulações. 

Certifique-se de que as formas estejam cheias e vigorosas e evite linhas instáveis ou incertas. Sob todo o seu pêlo, os gatos são muito musculados e resistentes.

6. Foco na distribuição do peso

Este tipo de promenores, ajudarão o seu gato aparecer mais realista.

Uma vez que estamos a desenhar o nosso gato em movimento, cada perna está a executar uma tarefa diferente da outra, pois estão carregando uma carga de peso diferente. 

A perna direita traseira e dianteira esquerda, estão carregando a maior parte do peso e ajudam o gato com seu equilíbrio. As outras duas pernas opostas estão mais relaxadas.

A pata dianteira esquerda, enquanto ainda carrega um pouco de peso, está se estendendo para fora para estabelecer outro passo. 

A pata traseira direita está terminando o passo anterior e está prestes a ser levantada do chão completamente.

Prestar atenção a detalhes como este, é a chave para criar um desenho real.

7. Desenhe o rosto

Não caia na tentação de desenhar, o que você acha que é a cara de um gato.

Desenhar a cabeça do seu gato em proporção é muito importante. Certifique-se de prestar atenção às proporções entre orelhas, olhos, nariz e boca.

É fácil cair em uma abordagem clichê, e acabar por dar ao seu gato um nariz realmente grande, olhos gigantes e umas bonitas orelhas pequenas.

Dependendo da espécie do gato, o tamanho das orelhas pode variar. Neste caso, as orelhas são maiores do que você pode pensar, então certifique-se de compará-las com o resto da cabeça. 

Observe também como a cabeça se conecta ao pescoço, e como o pescoço se estende até ao peito.

8. Acerte os olhos

Note que os olhos dos gatos podem parecer maiores do que realmente são.

Os olhos dos gatos muitas vezes parecem maiores, devido à cor ou padrões do pêlo à sua volta. 

Além disso, as íris estendem-se por toda a parte visível do olho, o que também cria a sensação de que os olhos são muito proeminentes.

9. Refine os detalhes faciais

Nesta etapa, começe a usar mais linhas definidas.

Agora é a hora de desenhar com linhas mais grossas, mais escuras e mais definidas. Se você está deselhando com um lápis mais fino, troque para um lápis mais grosso e use mais pressão. 

Se você estiver trabalhando digitalmente, mude para uma nova camada enquanto mantém as camadas anteriores em uma opacidade menor.

Refine as formas dos olhos, boca e nariz (note como isso se assemelha à letra " T "). 

Adicione pupilas aos olhos. Dependendo do gato, você pode escolher desenhar os olhos mais estreitos ou mais abertos. 

Não se esqueça dos bigodes, pois eles fazem uma grande diferença!

10. Adicione um pouco de pêlo

Note que a espessura do pêlo varia ao longo do corpo do gato.

Agora que tem a anatomia do gato no lugar certo, tudo o que você precisa fazer é adicionar uma camada de pele e pelo ao corpo e refinar as formas da cabeça. 

Lembre-se que, exceto algumas espécies, a maioria dos gatos tem pêlo por todo o corpo.

O pêlo dos gatos tende a variar em espessura dependendo da parte do corpo que está a cobrir, por exemplo a pelugem, é mais curta à volta da cabeça e das patas.

Contudo, torna-se mais espesso e mais comprido ao longo do corpo, especialmente na barriga e na cauda. Use pequenos traços para indicar a textura.

Observe também como a pele se comporta no animal dependendo da posição em que se encontra. 

No caso desta posição, na perna dianteira esquerda e traseira direita a pele fica esticada, enquanto atrás da perna dianteira direita se enruga.

11. Dê os toques finais

Lembre-se que quaisquer padrões se envolverão à volta do corpo.

Se o gato que você está desenhando tem padrões característicos em seu pêlo, adicione estes no topo. 

Apague as linhas de esboço mais proeminentes (se estiver trabalhando a lápis) ou desligue as camadas de esboço (para artistas digitais).

Neste caso a dicisão foi desenhar listras no gato. Tenha cuidado com a escuridão com que você desenha características como listras. 

Pois elas podem rapidamente dominar todo o desenho. Use linhas de sombreamento finas, e certifique-se de seguir as formas do corpo do gato. 

Desenhar padrões de pele, especialmente listras, pode adicionar muita profundidade ao seu esboço. 

No entanto, se feito incorretamente, pode, involuntariamente achatar a imagem.

Tente variar o comprimento, largura e formas das listras do seu gato. Elas geralmente ficam mais espessas na cauda, corpo e membros superiores e mais finas ao redor da cabeça e patas inferiores. 

Por último, mas não menos importante, adicione uma pequena sombra sob as patas do seu gato para indicar o chão e parabéns, seu gato está pronto!

Veja também como desenhar passo a passo animais, pessoas, objetos e flores com esta coleção de tutoriais de desenho fácil.

Você é um iniciante no mundo do desenho?

Se você é um completo iniciante no mundo do desenho, e não tem qualquer tipo de experiência. Mas ainda assim quer saber como desenhar um gato fácil, aconselho você a desenhar um gato menos realista, de modo a ganhar mais prática, 

Como tal, procuramos por todo o Youtube em busca de um totorial simples em vídeo, que fosse simples o suficiente e direto ao ponto. 

Por fim, acabamos por encontrar este vídeo do canal COMO DESENHAR FÁCIL, que mostra como desenhar um gato facil passo a passo para crianças e iniciantes. 

Quando já possuir alguma prática desenhando gatos, volte ao tutorial acima, para começar a acrescentar algum realismo ao seu desenho, espero ter ajudado você, se restar alguma duvida deixe seu comentário abaixo. Tentarei responder o mais rápido possível.

Como desenhar um gato fácil passo a passo para crianças e iniciantes

Consulte mais tutoriais de desenho de animais:


Qual é a Sua Reação?

confuso confuso
0
confuso
fofo fofo
5
fofo
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
odeio odeio
0
odeio
curti curti
5
curti
amei amei
2
amei
assustei assustei
0
assustei
vômitos vômitos
1
vômitos
herói herói
2
herói
wtf wtf
0
wtf
triste triste
1
triste
delicioso delicioso
0
delicioso
irritado irritado
2
irritado
detestei detestei
0
detestei
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg

COMENTE COM O FACEBOOK!

Escolha um formato
(QUIZ) Teste de Personalidade
Série de perguntas que pretende revelar à pessoa, algo sobre a personalidade ou outra coisa interessante que capte a atenção do leitor (Questionário)
(Trivia Quiz) Questões Interessantes
Série de perguntas com respostas certas e erradas, ao qual pretende verificar o conhecimento da pessoa
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações (Embeds) e imagens, Aqui pode adicionar tutoriais ensinando algo, histórias criativas, noticias, revisões, etc
Lista
As Clássicas listas da internet, ou seja, artigos escritos em forma de listas
(Countdown) Contagem Regressiva
As contagens regressivas clássicas da Internet que captam a atenção do leitor
Lista Aberta
Envie seu próprio item ou lista e deixe as pessoas contribuírem para melhorar ainda mais essa lista, assim como votarem para o melhor envio
(Ranked List) Lista de Classificação
Upvote ou downvote para decidir o melhor item da lista
Meme
Envie suas próprias imagens para criar memes personalizados com nosso software de arrastar e soltar (Drag and Drop)
Vídeo
Faça upload de vídeos ou Incorpore vídeos do Youtube, Vimeo, Facebook, Dailymotion, Vine, etc
Áudio
Incorpore áudio do Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Envie Foto ou GIF
Gif
Envie imagens em formato Gif ou MP4, ou simplesmente cole a URL da imagem