Aprenda neste guia passo a passo como fazer slime fácil com 4 receitas super simples de serem fabricadas. Em cada receita é mostrado os produtos e materiais necessários para a concepção de cada tipo de slime.
Assim como o modo de preparação da receita por ordem. Incluindo uma breve explicação sobre o que acontece quando se mistura os ingredientes.
Vamos lá, então!
É elástico, é viscoso, é viciante e é uma experiência científica super divertida e relaxante, para se fazer em casa.
Se você tem filhos pequenos ou crianças por perto, muito provavelmente já ouviu falar em “Slime“.
Dito isto, é só uma questão de tempo até você digitar no Google como fazer slime fácil.
Este fenômeno global tomou posse, com famílias em todo o mundo descobrindo novas maneiras de se fazer slime.
Consequentemente, transformando ingredientes domésticos regulares em bolhas de geleca tátil e hipnotizante.
Desta forma, com o crescente número de vídeos, tutoriais e novos brinquedos surgindo no mercado, não parece que vá abrandar tão cedo, não!
O que é slime?
Para aqueles que chegaram a este artigo sem saberem o que é slime . Fique sabendo, que é a grande moda dos adolescentes e adultos nos dias de hoje. Pois a produção desta geleca pegajosa parece ser muito relaxante e viciante quando é manejada.
Assim sendo, esta geleca é uma substância líquida espessa, pegajosa e elástica. Pode ser feito facilmente usando alguns ingredientes comuns encontrados em casa.
Faz parte de experiências caseiras muito divertidas há já algum tempo. É um projeto viciante, e novas maneiras de fazer geleca com aparência mais interessante surgem de vez em quando.
Por isso veste a tua bata de laboratório, porque está na hora de criar ciência doméstica.
Como fazer Slime fácil – Receita Básica
Esta receita básica é feita apenas com 3 ingredientes, que é a cola, o bórax e a água. Contando que o corante alimentar é opcional, claro.
Quais os produtos e materiais que você vai precisar?
- Bórax (Tetraborato de Sódio);
- Cola branca escolar (PVA);
- Corante alimentar (Opcional);
- Duas Taças ou Tigelas;
- Uma vareta para mexer;
- Água;
Modo de preparação:
- Pegue uma tigela e misture 30ml de cola branca PVA (aproximadamente ¼ do frasco de cola) e ¼ de xícara (30ml) de água. Se você quiser geleca colorida, adicione corante alimentar à mistura de cola e água. Continue mexendo e levante um pouco a mistura com a vareta, para fora do recipiente e observe o que acontece.
- De seguida, adicione ¼ de xícara de solução de tetraborato de sódio (Bórax) à mistura de cola e água e mexa lentamente.
- O slime começará a se formar imediatamente. Após isso, levante um pouco da mistura com o mexedor e observe como a consistência mudou na Etapa 1.
- Posteriormente, mexa o máximo que puder, depois amasse com as suas mãos até que fique menos pegajoso. Essa é uma experiência confusa, mas é necessária. Porque permite que os dois compostos se liguem completamente. Não se preocupe com a água restante na tigela, apenas despeje.
- Finalmente você pode brincar com a gosma pegajosa. Quando não estiver a usa-la, guarde a geleca em um saco plástico hermético, na geladeira para evitar que fique ressequido.
O que acontece quando se mistura os ingredientes:
A cola PVA tem um ingrediente chamado acetato de polivinil, que é um polímero líquido. O bórax liga as moléculas de acetato de polivinila entre si, criando um polímero grande e flexível.
Esse tipo de slime fica mais duro, quanto mais você brinca com ele e é parecido com massa de vidraceiro. Experimente diferentes colas PVA para ver se resulta da mesma forma (por exemplo, cola para carpinteiro).
Bolha de Slime
Esta bolha de slime é o mesmo que você vê nos filmes. Este é o verdadeiro negócio pegajoso! Essa geleca não é tóxica, mas ainda assim mantenha esses produtos químicos longe de crianças sem supervisão. Logo após de brincar com esta gosma, lave as mãos.
O que você vai precisar:
- Bórax (tetraborato de sódio);
- Álcool polivinílico (PVA);
- Corante alimentar (opcional);
- Um copo, jarro ou tigela;
- Vareta para mexer;
Modo de preparação:
- Despeje ½ xícara da solução de álcool polivinílico (PVA) em um copo, jarra ou tigela. Se desejar slime colorido, adicione corante alimentar à solução de PVA e mexa com um mexedor.
- Logo de seguida, adicione 2 colheres de chá da solução de tetraborato de sódio (bórax) à solução de PVA. E mexa lentamente.
- Levante um pouco da solução com o mexedor e observe o que acontece. Depois da mistura se formar, é hora de brincar. Só não coma!
- Seu islaine vai durar mais tempo se você o selar em um saco plástico e o colocar na geladeira. Caso contrário, secará.
O que acontece durante a mistura:
O álcool polivinílico (PVA) é um polímero líquido e, portanto, é formado a partir de longas cadeias de moléculas conectadas.
O tetraborato de sódio (bórax) forma ligações de hidrogênio, com o oxigênio presente nas cadeias de PVA. Desta forma as ligações de hidrogênio ocorrem.
Quando a carga positiva dos átomos de hidrogênio atraem a carga negativa dos átomos de oxigênio no interior do composto.
As ligações de hidrogênio ligam os fios individuais de PVA, criando uma bolha de slime. Como as ligações de hidrogênio são fracas, elas se quebram e se reformam. Quando você segura na geleca ou a deixa escorrer sobre uma superfície plana. Maravilhoso não é mesmo?
Slime de Leite
Esta receita viscosa é feita de leite desnatado, ideal para as crianças manusearem. Contando que, neste tipo de geleca, não foi usado nenhum corante alimentar. Ainda assim, se você desejar pode adicionar um pouco de corante alimentar.
Para esta receita de slime você vai precisar de:
- Leite desnatado
- Vinagre
- Um filtro de café
- Bicarbonato de sódio
- Corante alimentar (Opcional)
Instruções de como fazer:
- Adicione 7 colheres de sopa de leite desnatado a um copo. De seguida adicione 1 colher de sopa de vinagre
ao leite. Por conseguinte agite suavemente a mistura até formar sólidos. - Nesta etapa deixe os sólidos afundarem no fundo da mistura. Posteriormente escorra o líquido usando um filtro (use um filtro de café, funciona melhor). Pouco depois deixe os sólidos escorrerem por alguns minutos.
- Por fim, adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio aos sólidos. Logo após amasse para formar uma mistura viscosa de leite.
O que acontece durante a mistura dos ingredientes:
Quando você adiciona o vinagre ao leite, faz com que a proteína do leite, a caseína. Que também é um polímero, se separe da parte líquida do leite e se junte para formar sólidos.
Assim sendo a caseína é usada em adesivos, tintas e até plásticos. Além disso, o bicarbonato de sódio neutraliza o ácido adicionado. Consequentemente, vai permitir que a caseína volte à sua forma líquida.
Slime de Areia Movediça
Para fazer com que este fluido não newtoniano se pareça com areia movediça, é necessário apenas um ingrediente principal. Contrariamente às receitas de slime anteriores, esta geleia viscosa usa apenas o amido de milho em sua base.
Ingredientes necessários:
- Amido de milho;
- Água;
- Uma tigela grande;
Qual a forma correta de fazer essa amoeba:
1. Em uma tigela de plástico, misture pequenas quantidades de água e amido de milho. Isto para formar uma mistura, que se pareça com um creme de chantili pesado e que tenha a consistência de mel.
A proporção aproximada da mistura de amido de milho em relação à água é de 2 xícaras de amido de milho. Para 1 xícara de água.
Portanto, se você usar toda uma caixa de tamanho regular de amido de milho (cerca de 454 gramas), você vai usar cerca de 1 a ½ xícaras de água.
Contando que é melhor começar com menos água e ir adicionando lentamente. Até que a consistência desejada da amoeba de brincar seja alcançada.
2. Depois de fazer a mistura, coloque delicadamente a mão na superfície da mistura de amido de milho e água. Você deve notar que sua mão afunda na mistura como você esperaria.
Mova a mão por toda a geleca, primeiro devagar e depois tente movê-la muito rápido. Foi mais fácil mover sua mão lentamente ou rapidamente através dela?
3. Se sua mistura for profunda o suficiente, de modo a que consiga submergir toda a sua mão. De súbito tente pegar um punhado da mistura e puxe sua mão rapidamente.
Em seguida, tente novamente, desta vez relaxando a mão e puxando-a lentamente. você notou alguma diferença?
4. Agora tente perfurar a mistura de amido de milho e água (tenha cuidado para não se machucar na tigela!). Certifique-se de bater com força na consistência e puxar o punho para trás rapidamente.
Provavelmente o slime de areia movediça se espalhou por toda parte ou permaneceu na tigela? No caso de se ter espalhado, adicione mais um pouco amido de milho e volte a experimentar.
Como se deve comportar sua amoeba de areia movediça?
Primeiramente, sempre que você move a mão suavemente e lentamente pela mistura de amido de milho e água. Ela se comporta como um líquido.
Mas quando você tenta passar a mão rapidamente ou com força, a substância se comporta como um sólido. Essa mistura de amido de milho e água se comporta de maneira semelhante às areias movediças.
O que acontece durante a mistura:
O fluxo e o movimento de um fluido, são afetados por sua viscosidade. Ou por sua espessura e aderência. Assim como a verdadeira areia movediça e a mistura de amido de milho e água são fluidos não newtonianos.
A viscosidade não newtoniana muda com o tipo de força aplicada a ela. Por outro lado a viscosidade dos fluidos newtonianos (como por exemplo a água e o mel), que seguem a lei da viscosidade de Sir Isaac Newton.
Depende apenas da temperatura e pressão do fluido, não da força aplicada a ele. Como por exemplo, o mel quente (menos viscoso) flui muito mais livremente do que o mel frio (mais viscoso).
Como limpar slime?
O slime quando derramado, pode manchar móveis, roupa, chão e carpetes de tecido. Portanto, para evitar uma grande sujeira, faça e brinque com o slime na cozinha ou ao ar livre.
Se derramar islaine no tapete, limpe com álcool ou vinagre branco. Similarmente, o bicarbonato de sódio com água também funciona bem na limpeza.
Visto que o detergente para a roupa também é uma boa opção, na remoção deste tipo de sujeira.
Materiais para fazer slime
Embora existam muitas maneiras de fazer diferentes tipos de gelecas. Não podia deixar de falar sobre os materiais para fazer slime básicos. Sem duvida que são úteis durante qualquer projeto de criação de islaine:
- Primeiramente, você deve usar luvas de látex. Isso para proteger a pele de alguns dos ingredientes que podem ser irritantes.
- Segundo, use copos de medição para garantir a proporção correta dos ingredientes.
- Também é aconselhável usar copos descartáveis, para usar durante a pré-mistura dos ingredientes.
- Semelhantemente recomendo que use colheres de medida.
- Para colocar os ingredientes, use uma tigela grande para misturar tudo.
- Assim como uma vareta mexedor para usar na mistura.
Com os materiais básicos acima, você pode começar a fazer qualquer tipo de geleca que desejar. Neste artigo, você aprendeu como fazer slime fácil. Futuramente, tentarei atualizar este artigo com novas receitas de slime. Por isso visite esta página regularmente, espero que tenha ajudado você a fazer gelecas divertidas e fáceis.
O Que Achou Do Post? Deixe Seu Comentário Aqui No Site