Na rua Mill Run na cidade de Stewart Township, no condado de Fayette, estado Americano da Pennsylvania, uma tranquilizante cachoeira corre ao longo do afluente Bear Run nas montanhas Apalaches.
Mas a tranquila queda de água não é o ponto alto mais notável do lugar. Pelo contrário, é a casa que fica sobre a queda de água.
A icônica “casa sobre a cachoeira” é conhecida como Fallingwater House. Foi desenhada por um dos melhores arquitetos da América e de todos os tempos, Frank Lloyd Wright.
O famoso arquitecto construiu mais de 500 estruturas durante a sua carreira. Mas a sua obra mais notável é a Fallingwater House, na qual a revista “TIME” até se referiu como o seu “mais belo trabalho”.
Tal como a maioria das suas obras, a Fallingwater House encarna o seu principal conceito de integração das estruturas no seu ambiente.
Assim sendo, Wright introduziu a filosofia da arquitetura orgânica que irá mudar fundamentalmente a construção para sempre. E a casa sobre a cachoeira é, sem dúvida, a vanguarda da arquitetura organicista.
O que é arquitetura orgânica?
Wright surgiu com a ideia de unificar um edifício ao seu ambiente natural em 1897. As suas primeiras obras apresentavam grandes painéis de vidro ao longo das paredes para esbater a fronteira entre o exterior e o interior.
Além disso, Wright também considerou as características do local e todos os elementos naturais dentro da gama.
A maioria das casas e edifícios comerciais que ele projetou são paradigmas da arquitetura orgânica.
Mas Wright foi capaz de usar o seu trabalho de assinatura em todo o seu potencial, quando foi encarregado de construir a Fallingwater House.
Casa sobre a cachoeira Fallingwater House
Em 1935, Wright recebeu um projeto de construção de uma casa de verão ao longo de um riacho em Bear Run.
Devido ao seu domínio da integração de uma estrutura com o seu ambiente, Edgar Kaufmann, proprietário da loja de departamentos Kaufmann, contratou-o para fazer o trabalho.
Assim sendo a família Kaufmann queria substituir a sua desgastada casa de fim de semana na reserva dos Apalaches. E Wright parecia ser a pessoa perfeita para o trabalho.
Em vez de colocar a casa ao longo do riacho, Wright sugeriu construí-la no topo da cascata da propriedade.
O projeto foi uma surpresa para o casal Kaufmann, porque eles esperam ter uma vista privilegiada para o riacho.
Mas o arquitecto brilhante tinha outra coisa em mente. Em vez de apenas olhar para ele, porque não viver com ele?
O casal Kaufmann percebeu mais tarde a possibilidade de ter uma queda de água natural como parte das suas vidas.
Exterior Camuflado
Rodeado de recursos naturais exuberantes, o local para a Fallingwater House serviu de plataforma ideal para a arquitetura orgânica.
Wright concentrou-se em trazer a queda de água como parte integrante da casa. Para conseguir isso, ele decidiu elevar a casa a partir do banco rochoso da cachoeira.
Desta forma, a estrutura é empilhada de forma a assimilar ainda mais as bordas de pedra acima da água em queda.
Para fazer a mistura do exterior com o ambiente, o arquiteto utilizou betão armado e grés para as paredes exteriores.
Com paredes desenhadas para se parecerem com rebordos de rocha, a casa parece ser de facto uma parte orgânica da natureza.
Além disso, ele usou estuque para revestir os terraços e pintou-os de cor ocre para um acabamento exterior mais natural.
Do exterior, a Fallingwater House parece se infiltrar no ambiente e enfatizar a cachoeira.
Um edifício deve agraciar o seu ambiente em vez de o desonrar.
Trazendo o exterior para dentro
A fim de unificar completamente a casa ao seu redor, Wright projetou o interior que também mostraria o exterior.
Em vez de remover duas pedras, ele decidiu construir uma lareira de arenito à sua volta. Grandes janelas exibem claramente o verde dos arredores que faz com que os habitantes sintam que estão do lado de fora.
As paredes interiores são revestidas com cortiça não encerada e a maioria das características são pintadas de vermelho. Para se assemelharem a madeira natural.
Além disso, os pisos são feitos de pedra para integrá-la com o banco rochoso.
Ele também decorou o interior com móveis e peças decorativas que exalam a aparência e o ambiente do exterior.
Por último, Wright criou formas criativas de acesso ao exterior, tal como a escadaria que leva os visitantes ao riacho.
O que é feito da Fallingwater House hoje?
A Fallingwater House serviu como uma casa de fim de semana para os Kaufmanns durante 28 anos.
Em 1963, Edgar Kaufmann Jr. decidiu doar a propriedade da família para a Conservatória da Pensilvânia Ocidental, incluindo a casa.
Em 1966, a famosa casa foi registrada no Marco Histórico Nacional dos Estados Unidos. E em 1991, foi nomeada pelos membros do Instituto Americano de Arquitetos como a “melhor obra de todos os tempos da arquitetura americana”.
A casa histórica serve agora como um museu para mostrar o talento incomparável de um arquiteto genial e seu amor eterno pela natureza.
Fantástico projeto! Não é mesmo?
O que achou deste lugar? Comente aqui em baixo.
O Que Achou Do Post? Deixe Seu Comentário Aqui No Site