A Hidroponia é uma técnica agrícola que remonta a 1627, mas não foi promovida até 1929 pelo cientista William Frederick.
Dessa forma a hidroponia é um método de jardinagem sem solo que depende da água e de outros nutrientes.
No decorrer deste post vamos mostrar aqui como iniciar o seu sistema hidropônico ideial e tudo o que você precisa saber.
O sistema Hidropônico mais fácil
O cultivo em águas profundas (Deep Water Culture – DWC), também conhecido como método de reservatório, é de longe o método mais fácil para o cultivo de plantas com hidropônicos.
Em um sistema hidropônico Deep Water Culture, as raízes são suspensas em uma solução nutritiva. Uma bomba de ar do aquário oxigena a solução nutritiva, o que impede que as raízes das plantas se afoguem.
Lembre-se de evitar que a luz penetre no seu sistema, pois isso pode causar o crescimento de algas. Isto irá causar estragos no seu sistema.
O principal benefício de usar um sistema de cultura em águas profundas é que não há gotejadores ou emissores de pulverização a entupir.
Isto faz da DWC uma excelente escolha para hidroponia orgânica, já que os sistemas hidropônicos que usam nutrientes orgânicos são mais propensos a entupimentos.
- Vantagens deste sistema: A estrutura aumenta a absorção de nutrientes e água, o que acelerará o crescimento sem a necessidade de solo. O que é ótimo em escolher esse sistema é que é o mais fácil de fazer. Não requer muitos materiais caros.
- Desvantagens: A temperatura da água é difícil de ser mantida sem ajuda externa. Se você optasse por um sistema não circulante, sua solução provavelmente se tornaria muito quente para o bem de suas plantas. A bomba de ar é fundamental para garantir que as suas plantas estejam a receber oxigênio suficiente. No entanto, este é o sistema de jardinagem mais fácil, uma vez que se aprende mais sobre ele e como manter o pH e os nutrientes nos níveis finais.
A temperatura da água desempenha um papel significativo
Utilizar um aquecedor de água de um refrigerador é fundamental para manter a sua solução à melhor temperatura, dependendo das condições meteorológicas exteriores.
A temperatura da água deve estar entre 65°F e 80°F.
Todos os Nutrientes que as suas Plantas Precisam
Os nutrientes para sistemas hidropônicos diferem muito dos nutrientes que se utilizam para plantas baseadas no solo.
Os nutrientes do solo não contêm todos os micro-elementos que o seu sistema hidropônico necessita. Você precisa escolher os melhores nutrientes, dependendo das plantas que deseja cultivar.
Os nutrientes para vegetais são diferentes dos nutrientes para flores, mas os elementos comuns geralmente são ferro, manganês, boro, zinco, cobre, molibdênio e cloro.
O mais importante a ter em mente ao comprar os seus fertilizantes é a sua tecnologia de pH. Seria o melhor se você comprasse um medidor de pH.
Isto para ter certeza de que suas plantas aproveitaram ao máximo a solução e que isso não as está matando.
Por que você deve experimentar?
Para além do facto de não necessitar de solo para esta técnica, a hidropônica tem outras grandes vantagens devido ao contacto direto que tem com os nutrientes e a água.
As plantas crescem mais rapidamente com pelo menos 20% e produzem mais do que as técnicas normais com pelo menos 25%.
O facto de esta técnica de jardinagem poupar muita água e ser muito mais fácil de manter sem todas as pragas e problemas encontrados nas técnicas normais.
Portanto é por isso que se deve experimentar. Só não se esqueça de mudar a sua solução a cada duas ou três semanas.
O Que Achou Do Post? Deixe Seu Comentário Aqui No Site