Completar um puzzle é uma forma ideal de aliviar o stress, manter as mãos ocupadas e construir algo bonito. Estes intrincados jogos são compostos por centenas e até milhares de peças únicas e interligados.

Eles estão disponíveis numa miríade de designs e níveis de dificuldade. Artistas e empresas criativas estão continuamente a explorar os limites dos puzzles.

Inventando peças não convencionais, mas belas, que assumem uma atividade fora do comum, como por exemplo um puzzle branco de 2000 peças todas de cor branca.

Embora os puzzles sejam frequentemente considerados como uma atividade de lazer, os seus inícios estão enraizados na educação e no ensino da geografia.

Aqui, exploramos a história dos puzzles para ver como esta atividade de pequenas peças se tornou um passatempo popular tanto para crianças como para adultos.

História inicial dos puzzles quebra-cabeças

História dos puzzles quebra cabeças
História dos puzzles quebra cabeças | Foto Wikipedia

Os primeiros puzzles quebra-cabeças comerciais foram desenvolvidos por volta de 1760 pelo cartógrafo e gravador britânico John Spilsbury.

Ele fixou um mapa europeu em madeira dura e usou uma serra de marchetaria para cortar ao longo das fronteiras nacionais dos países.

Estes protótipos eram chamados de “mapas dissecados” e eram utilizados como instrumentos educativos para ensinar geografia às crianças.

Visto que os primeiros puzzles foram bem recebidos, Spilsbury iniciou um negócio e produziu puzzles sob oito temas geográficos: o Mundo, a Europa, a Ásia, a África, a América, a Inglaterra e o País de Gales, a Irlanda e a Escócia.

Estes primeiros puzzles eram populares entre as famílias abastadas, incluindo a família real britânica.

A Segunda Revolução Industrial dos séculos XIX e XX melhorou consideravelmente o processo de fabrico de puzzles.

Os avanços nas técnicas de impressão litográfica permitiram aos fabricantes de puzzles transferir as impressões de maior qualidade para superfícies de madeira.

E em vez de utilizar madeira dura (como o mogno) para produzir puzzles, os fabricantes começaram a utilizar contraplacado (Compensado de madeira) em que as camadas de madeira mais fina são coladas juntas.

Isto permitiu obter um material mais leve e mais acessível, que também era mais fácil de cortar. Além disso, a invenção das serras de banda de rodapé permitiu aos fabricantes criar peças mais intrincadas a um ritmo mais rápido.

O nome “serra de recortes” refere-se às serras especializadas utilizadas para as produzir, mas só se tornaria comum décadas mais tarde.

O auge da popularidade

Imagem Shutterstock
Imagem Shutterstock

Quando a Grande Depressão atingiu a América em 1929, os quebra-cabeças sofreram um enorme aumento de popularidade.

Em vez de produzir puzzles a partir de madeira, as empresas americanas começaram a produzir puzzles em massa a partir de cartão, utilizando uma nova técnica de corte sob pressão.

Isto reduziu drasticamente o custo dos quebra-cabeças. Numa altura em que a maioria das famílias não podia suportar atividades recreativas mais caras, os quebra-cabeças proporcionavam uma forma de entretenimento reciclável.

De facto, porque os puzzles eram tão baratos de fazer, os anunciantes utilizavam-nos como uma oportunidade para fazer circular imagens promocionais.

Outras empresas exploraram designs mais criativos de contos de fadas, castelos, navios e natureza. Nos anos 1900, os puzzles de cartão eram o produto dominante e os antiquados puzzles de madeira tornaram-se um item mais raro e topo de gama.

Como são feitos os puzzles hoje?

Agora, a produção de puzzles quebra-cabeças é completamente modernizada e altamente variável. A maioria dos fabricantes cola a imagem desejada na folha de papelão.

Que é depois introduzida numa máquina que cria as formas entrelaçadas, pressionando para baixo com lâminas de aço precisas.

Outras empresas empregam tecnologia mais avançada, como os lasers, para criar peças altamente únicas. A resistência do corte a laser também permite que um material mais durável, como madeira dura ou acrílico, possa ser utilizado com facilidade.

Devido a isto, estão a surgir puzzles únicos e não convencionais que exploram os parâmetros específicos da atividade centenária.

Como são feitos os puzzles hoje
Como são feitos os puzzles hoje

Quebra-cabeças Incríveis

Os puzzles quebra-cabeças assistiram a um ressurgimento da popularidade em 2020 devido ao coronavírus. A pandemia global, que deixou o mundo fechado, deu lugar a mais atividades em casa.

Como resolver puzzles simples. Com este crescente interesse no antigo passatempo, os designers começaram a ser criativos com o tipo de puzzles que as pessoas podiam montar e potencialmente pendurar como uma obra de arte.

A peça completa era agora quase como um belo troféu.

Quebra-cabeças Incríveis

A Yelldesign, um dos mais recentes empreendedores de puzzles a criar um quebra-cabeças que te faz pensar duas vezes. Chamado de ” The Accident” Em português “Acidente”, este puzzle em acrílico transparente é modelado a partir de um vidro estilhaçado.

quebra-cabeças em forma de labirinto
quebra-cabeças em forma de labirinto Nervous System

O estúdio de design Nervous System também tem vindo a alargar os limites da criação de puzzles com a sua série de puzzles Geode altamente únicos e extremamente desafiantes.

Estes quebra-cabeças em forma de labirinto são criados por uma simulação por computador que cria simulações naturais na forma, peças e imagem.

Além disso, o recorde do maior puzzle do mundo parece quebrar em rápida sucessão. Veja o vídeo abaixo para ver a conclusão do maior puzzle de imagem única do mundo, com 42.000 peças.


Qual é a Sua Reação?

confuso confuso
0
confuso
fofo fofo
0
fofo
fraco fraco
0
fraco
divertido divertido
0
divertido
nerd nerd
0
nerd
odeio odeio
0
odeio
curti curti
0
curti
amei amei
0
amei
assustei assustei
0
assustei
vômitos vômitos
0
vômitos
herói herói
0
herói
wtf wtf
0
wtf
triste triste
0
triste
delicioso delicioso
0
delicioso
irritado irritado
0
irritado
detestei detestei
0
detestei
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg

COMENTE COM O FACEBOOK!

O Que Achou Do Post? Deixe Seu Comentário Aqui No Site

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
(QUIZ) Teste de Personalidade
Série de perguntas que pretende revelar à pessoa, algo sobre a personalidade ou outra coisa interessante que capte a atenção do leitor (Questionário)
(Trivia Quiz) Questões Interessantes
Série de perguntas com respostas certas e erradas, ao qual pretende verificar o conhecimento da pessoa
Enquete
Votar para tomar decisões ou determinar opiniões
História
Texto formatado com incorporações (Embeds) e imagens, Aqui pode adicionar tutoriais ensinando algo, histórias criativas, noticias, revisões, etc
Lista
As Clássicas listas da internet, ou seja, artigos escritos em forma de listas
(Countdown) Contagem Regressiva
As contagens regressivas clássicas da Internet que captam a atenção do leitor
Lista Aberta
Envie seu próprio item ou lista e deixe as pessoas contribuírem para melhorar ainda mais essa lista, assim como votarem para o melhor envio
(Ranked List) Lista de Classificação
Upvote ou downvote para decidir o melhor item da lista
Meme
Envie suas próprias imagens para criar memes personalizados com nosso software de arrastar e soltar (Drag and Drop)
Vídeo
Faça upload de vídeos ou Incorpore vídeos do Youtube, Vimeo, Facebook, Dailymotion, Vine, etc
Áudio
Incorpore áudio do Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Envie Foto ou GIF
Gif
Envie imagens em formato Gif ou MP4, ou simplesmente cole a URL da imagem